A Pesquisa realizada pelo Canoa Encantada divide-se em dois diferentes segmentos:
Técnicas e materiais para construção de bonecos
Possibilidades estéticas do boneco em cena
É claro que, ao longo do trabalho, esses dois campos se unem e transformam-se, alimentando um ao outro com novos caminhos e questões.
Picum esculpido em Clay
Picum em construção: Sucata e Papel
Picum Finalizado
A pesquisa que realizamos procura levantar sempre novas questões que nos motivem a continuar buscando. Não temos com ela nenhum objetivo final senão usá-la como motor de nossas ações. Os bonecos prontos nos dizem para "onde" querem ir e nós tentamos levá-los para "lá". A construção de cada espetáculo depende de "quem são" esses bonecos e que história eles querem contar.
Anda Açu em cena.
Nascidos das experimentações, os bonecos variam em forma e expressividade. Abaixo o trabalho de finalização da Oficina com Lilian Guerra na SP Escola de Teatro. Este experimento deu inicio ao espetáculo "Credo", em que os bonecos são uma união de máscara e tecido em uma construção leve e bastante simplificada.
Assim seguimos transitando entre os diferentes mundos e possibilidades que o teatro de bonecos proporciona. Balcão, Mamulengos, Sombras, Marotes. Espuma, Sucata, Papel, Látex... O que queremos é ter bonecos nas mãos! E contar histórias!
Uma foto publicada por Canoa Encantada (@canoaencantada) em
Grandes mestres e amigos, companheiros de oficinas e apresentações, além é claro do público, nos orientam com críticas, elogios, sugestões no processo de construção de nosso trabalho.
E que a arte nos aponte as questões para que o crescimento nunca cesse!