Um mundo feito de histórias






"O mundo guarda as histórias que contamos a ajudamos a construir."
Acho que essa frase, do personagem João, resume bem aquilo que gostaríamos de transmitir com o espetáculo "Os Amigos do Baobá" - Uma produção da Renovarte em parceria com o Canoa. Estamos felizes com o resultado da montagem e com a reação da plateia em nossa estreia, no colégio Inovati, em Valinhos - interior de São Paulo.


Creio que esse trabalho nos ajuda a fazer parte da construção que o próprio espetáculo propõe. Precisamos de um novo olhar sobre o mundo. São tempos difíceis, para nós e nossas crianças.
Precisamos de um olhar que enxergue além da superficialidade das coisas. Entender que estamos "conectados", vai muito além da interpretação virtual da palavra: dividimos a água, a terra e tudo que está ao nosso redor e pensamos nessa divisão como um esfacelamento do mundo onde vivemos. Partimos o mundo em vários pedacinhos e quem puder que agarre o seu!

E seguimos, esfacelados junto com o mundo, procurando um pedaço dele que nos faça feliz. Um pedaço que possamos comprar ou trocar por aquele pedacinho repetido que guardamos para emergências. Então... Olho para estas crianças que nos assistem com os olhos carregados de futuro. Não seria melhor que herdassem de nós um mundo inteiro ao invés de receber aquela caixinha repleta de partes rotas e amassadas que exibimos com orgulho aos pequenos junto com a frase "um dia tudo isso será seu"?

Enfim... o mundo guarda as histórias que contamos. Que nossas histórias se inclinem para o bem. Que nosso olhar veja na água o próprio corpo e no vento a própria respiração. Que nossas crianças não nos olhem do futuro e se envergonhem de um mundo herdado em pedaços.

Amplos Amplexos.